pretccplp

Uma delegação do Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe, chefiada pelo seu Juiz Conselheiro Presidente, Dr. José António de Monte Cristo, e integrando o Juiz Conselheiro, Doutor Artur Celestino Lopes de Ceita Vera Cruz, e o Director de Gabinete do Presidente, Dr. Quintino do Espírito Santo, deslocou-se à Luanda (Angola) no período de 12 a 18 de Setembro corrente, onde participou na IX Assembleia-Geral das Instituições Superiores de Controlo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP).
A Assembleia-Geral da OISC/CPLP ordinária, nos termos do estatuto da Organização, reúne-se como uma periodicidade bienal e nela participam todos os membros de pleno direito, nomeadamente, os Tribunais de Contas de Angola, da União do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné Bissau, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, o Tribunal Administrativo de Moçambique e a Câmara de Contas do Tribunal de Recursos de Timor-Leste. Nesta última sessão da Assembleia-Geral, participou ainda, na qualidade de membro de associado, o Comissariado de Auditoria de Macau.
No quadro do programa, os Presidentes das ISC lusófonas tiveram audiência, em Luanda, com todos os titulares de órgãos de soberania angolanos.
Assembleia-Geral elegeu como tema de discussão “O papel das Instituições Superiores de controlo nos tempos de crise”, tendo, a propósito, produzido um documento, que foi designado de Declaração de Luanda, onde constam as principais conclusões e recomendações emergidas do debate.